Posse marca nova gestão da Loja Grão-Mestre José de Melo e Silva no DF
Cerimônia reuniu maçons de 17 lojas do Distrito Federal e destacou união, fortalecimento interno e continuidade dos trabalhos da tradicional instituição maçônica
A Loja Grão-Mestre José de Melo e Silva realizou, no Jardim Botânico, a posse do Venerável Mestre Antônio Carlos Monteiro e da nova diretoria executiva, em cerimônia marcada por união, tradição e fortalecimento da maçonaria no Distrito Federal. A Augusta e Respeitável Loja Simbólica Grão-Mestre José de Melo e Silva realizou neste sábado (23), no Jardim Botânico, a cerimônia de posse do Venerável Mestre Antônio Carlos Monteiro e da nova diretoria executiva.
O evento contou com a presença do Grão-Mestre em exercício do Grande Oriente do Distrito Federal, Walderico de Fontes Leal, além de dezenas de Mestres-Maçons de 17 lojas do DF.
A solenidade marcou o início de uma nova gestão na tradicional loja maçônica, com ênfase na união, no fortalecimento interno e na continuidade do trabalho iniciado pelos obreiros.
Em seu discurso de posse, o Venerável Mestre Antônio Carlos Monteiro destacou a qualidade dos irmãos e o otimismo com o futuro da Loja.
“A expectativa é enorme, porque, ao longo do tempo em que passamos aqui na loja, só presenciamos irmãos de grande valor. Os irmãos estão unidos e, com isso, vamos elevar o nome da Loja Grão-Mestre José de Melo e Silva ao lugar onde ela merece estar”, afirmou.
O Mestre-Instalado Paulo Cesar Thimóteo, presidente da comissão de posse e instalação, ressaltou o significado simbólico do momento.
“Não podemos mensurar o tamanho dessa importância. Este dia da posse do novo Venerável é uma demonstração de força, coesão, respeito e união entre os irmãos. Os obreiros desta loja se sentiram no dever de levantar a Grão-Mestre José de Melo e Silva. Isso não tem preço”, destacou.
O Grão-Mestre em exercício, Walderico de Fontes Leal, também manifestou confiança na nova administração.
“Tenho absoluta convicção de que o nosso mais novo mestre instalado e venerável empossado, o irmão Antônio Carlos Monteiro, fará uma boa administração, porque possui conhecimento, experiência e dedicação. Destaco ainda o grande e surpreendente time de aprendizes da Grão-Mestre José de Melo e Silva. São esses aprendizes maçons que um dia ocuparão futuras administrações e fortalecerão as nossas colunas”, afirmou.
Diretoria empossada
- Venerável Mestre: Antônio Carlos Monteiro
- 1º Vigilante: Carlos Alberto Araújo Souza
- 2º Vigilante: Alessandro Marcos Alencar Alves
- Orador: José Robson Govea Freire
- Secretário: Carlos Alberto de Aguiar Filgueiras
- Tesoureiro: Reynaldo Aben Athar
- Chanceler: Rogério da Silva
História da A.R.L.S. Grão-Mestre José de Melo e Silva
A Augusta e Respeitável Loja Simbólica Grão-Mestre José de Melo e Silva nº 3.849 (GMJMS) é uma loja maçônica regular federada ao Grande Oriente do Brasil (GOB) e jurisdicionada ao Grande Oriente do Distrito Federal (GODF).
Fundada em 31 de março de 2005, a loja presta homenagem a uma das figuras mais importantes da maçonaria brasiliense: o irmão José de Melo e Silva.
Quem foi José de Melo e Silva?
José de Melo e Silva foi um maçom pioneiro, empresário e líder visionário que marcou profundamente a história da Ordem no Distrito Federal.
Em 15 de março de 1965, ele fundou, ao lado de outros 48 irmãos, a Loja Maçônica Aurora de Brasília nº 1.634, uma das primeiras lojas simbólicas da nova capital federal. Como primeiro Venerável Mestre da instituição, Melo e Silva teve papel central na organização maçônica local.
Em 1971, presidiu o ato de criação do Grande Oriente do Distrito Federal, durante o 11º aniversário de Brasília. Também foi Grão-Mestre do GODF entre 1975 e 1978, consolidando sua trajetória como construtor de instituições maçônicas e defensor dos ideais de fraternidade, progresso e união.

A Loja Grão-Mestre José de Melo e Silva foi criada com o objetivo de levar a filosofia, a educação e a cultura maçônica a homens de bons costumes, promovendo o aperfeiçoamento moral, intelectual e social de seus membros e da sociedade.
O templo está localizado no Condomínio Estância Jardim Botânico, Conjunto E, Lote 01, no bairro Jardim Botânico, em Brasília-DF.
Com um quadro de obreiros engajados, a GMJMS se destaca pelo forte time de aprendizes do Rito Brasileiro e pelo compromisso com o crescimento espiritual e fraterno dos irmãos.




COMENTÁRIOS