Daniel Vilela alcança 45,1% e tem governo aprovado por 72,8% em Goiás

Pesquisa Paraná Pesquisas mostra o governador na liderança, com vantagem superior a 20 pontos sobre Marconi Perillo na reta final da campanha


Daniel Vilela alcança 45,1% e tem governo aprovado por 72,8% em Goiás

O governador Daniel Vilela (MDB) afirmou nesta quarta-feira (23) que o Estado investiu aproximadamente R$ 70 milhões na recuperação do passivo ambiental do Aeroporto de Cargas de Anápolis. A declaração foi feita durante sabatina promovida pela Associação Comercial e Industrial de Anápolis em parceria com o Portal 6.

Segundo Daniel, o serviço ambiental atribuído ao Governo de Goiás está em fase de conclusão. Pelo acordo relatado pelo governador, a Infraero ficará responsável pelos investimentos de engenharia necessários para terminar a estrutura aeroportuária.

Daniel disse que pretende cobrar, depois das eleições, o andamento do projeto de engenharia e o início das obras. Ele não apresentou, entretanto, datas para a conclusão dessa etapa, o começo das operações de carga ou a eventual abertura do terminal a voos regulares de passageiros.

A recuperação ambiental tornou-se necessária após intervenções realizadas na área do aeroporto. O tratamento desse passivo é uma das condições para que o empreendimento avance tecnicamente e possa ser integrado à infraestrutura logística de Anápolis.

O projeto cadastrado pela Goiás Parcerias prevê estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para concluir e operar o aeroporto. Além da estatal, participam das tratativas a Goinfra, a Vice-Governadoria, a Secretaria-Geral de Governo e a Infraero. O modelo definitivo ainda aparece como “a definir” na página oficial do projeto.

Em 2024, o governo estadual informou que buscava investimentos federais de até R$ 500 milhões para o complexo. A estimativa incluía um terminal de passageiros, mas não representa, por si só, recurso contratado ou execução autorizada.

Durante a sabatina, Daniel voltou a defender que a estrutura possa atender tanto ao transporte de mercadorias quanto a voos comerciais. A prioridade declarada, porém, continua sendo viabilizar o terminal de cargas e atrair operadores para o empreendimento.

O governador também relacionou o aeroporto à posição estratégica de Anápolis entre as regiões metropolitanas de Goiânia e Brasília. Para ele, a conexão com rodovias e ferrovias pode ampliar a capacidade da cidade de receber centros de distribuição e empresas do comércio eletrônico.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.